Especial OSCAR 2009: O Leitor

De best-seller internacional do escritor alemão, Berhnard Schlink, para as telas de Hollywood. O Leitor é considerado o azarão na lista de indicados a melhor filme do Oscar 2009, desbancando Batman – Cavaleiros das Trevas, Wall-E, Gran Torino, The Wrestler, Foi apenas um sonho e tantos outros filmes que a crítica e os cinéfilos de plantão na internet insistiam colocar na frente de O Leitor.

Embora com ressalvas, o filme tem seus méritos. O diretor Stephen Daldry acaba de confirmar seu prestígio na Academia pela terceira indicação em três filmes. Antes, tinha sido lembrado por Billy Eliot e As Horas. Além disso, conta com ninguém menos que Kate Winslet e Ralph Fiennes no elenco.

A história se concentra em Hanna Schmitz (Kate Winslet) que vive na Alemanha pós-nazista. Ela guarda um grande segredo: era vigilante, responsável por encaminhar judeus para as câmaras de gás. Mas com o fim do nazismo, Hanna tenta recomeçar a vida. Ela acaba virando uma espécie de enfermeira ao cuidar de Michel Berg (David Kross) um jovem estudante que ficara adoecido. Logo, iniciam um intenso romance, mesmo ela sendo bem mais velha que ele.  Depois de um certo tempo,  Hanna desaparece misteriosamente. Eles se reencontram anos depois com Michel Berg já aluno de Direito que acompanha julgamentos de crimes de guerra cometidos pelos nazistas. Para surpresa dele, Hanna está sentada no banco dos réus no Tribunal. Michel Berg, já adulto (Ralph Fiennes) vai em busca da verdade sobre a mulher que marcou sua vida.

Como ainda não assisti, limito a descrição do filme. Deve ser um drama que envolve erotismo (de qualidade!), paixão, política e história, tudo isso carregado de mistério com final inesperado. O Leitor concorre em cinco categorias: melhor filme, diretor, atriz, roteiro adaptado e fotografia. Nada mal para quem tinha recebido duras críticas na época de sua estréia nos EUA.

A grande expectativa é se Kate Winslet será enfim premiada com a estatueta que há tanto tempo persegue. Pode não ser o melhor trabalho dela, mas após seis indicações, talvez tenha chegado a hora. E assim O Leitor ficará marcado não como um excelente filme, mas como aquele que conseguiu dar um oscar a uma das melhores atrizes da atualidade.

O site oficial de The Reader.

2 respostas para Especial OSCAR 2009: O Leitor

  1. Humberto disse:

    Cara, eu ADOREI ‘Billy Elliot’. Foi um desses filmes que me fizeram repensar um monte de coisa na minha vida. á falei dele algumas vezes no blog.
    Enfim, agora tenho mais um motivo pra querer ver “The reader” logo.

  2. Vinícius P. disse:

    Os dois filmes anteriores do Daldry são obras-primas e estão entre meus 20 favoritos, mas não estou totalmente confiante em relação a “O Leitor”…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: