O Leitor

katewinslet-davidkross-thereader

A partir de ontem, decidi que não vou mais me arriscar a escrever sobre algum filme que ainda não assisti. Esse negócio de pegar informações de vários lugares e transformar num post pode ser perigoso. É que assistindo a O Leitor percebi o quanto era errôneo dizer que o filme é um azarão na lista de melhores da Academia.

Puxa, O Leitor é ótimo! Drama de primeira com atuações bem colocadas do trio formado por Kate Winslet (sim é merecida sua indicação), David Kross e Ralph Fiennes. Stephen Daldry já tinha me convecido que suas histórias são realmente boas, mas confesso que entrei na sala do cinema com um pé a trás em O Leitor. Mas logo a desconfiança foi deixada de lado porque a história nos pega logo de início e no geral é bem contada. Chega ao final no ponto certo, sem deixar excessos ou partes mal-explicadas.

O Leitor se passa na década de 1950 e conta a história de um romance conturbado entre um rapaz de 15 anos que se vê completamente apaixonado pela misteriosa, mas não menos atraente Hanna Smith (kate Winslet) que tem mais que o dobro da idade dele. O modo intenso como esse namoro vai ser mostrado ganha tons de delicadeza quando Michael (David Kross) passa a ler obras de literatura para Hana que se envolve e se deixa seduzir pelo jovem.

O fator surpresa vai ser o fio condutor do resto da história, com um final bonito, porém não muito feliz. Saí do cinema com a impressão de ter gostado mais de O Leitor do que O Curioso Caso de Benjamin Button. É claro que faltou alguns pontos a serem trabalhados, principalmente, no segredo não revelado por Michael que poderia ter tido salvo sua amada. A vergonha por não saber ler é maior que a dor de ser condenada a uma prisão perpétua? um tanto quanto lírica essa idéia, anyways…

A maquiagem também deixou a desejar. A idosa Hanna Smith não me agradou, não ficou real… mas a direção, a atuação do jovem alemão David Kross e a fotografia são magestrais. Nota? Daria 9,0. A relação custo x benefício entre o valor do ingresso e a qualidade da obra estão totalmente de acordo. Pode ir ao cinema!🙂

7 respostas para O Leitor

  1. Frank disse:

    Também achei o filme INCRIVEL !!!!!! Realmente supreendente e MUITO emocionante!!! Como já havia dito pra vc…não acho que seja o azarão. Com o marketing dos Weinstein e o Fator II Guerra + mea culpa germanica ( a academia é judaica até o ultimo fio de cabelo)!!! O filme tem tudo pra ser o grande concorrente de Slumdog!

  2. André disse:

    Não vi O Leitor ainda (tá na minha lista de “filmes antes do Oscar”). Mas será mesmo que ele não vai sar de mãos vazias? Tenho minhas dúvidas…
    Falando em Radiohead…
    Eles virão ao Brasil e eu não verei!!
    Dammit!

  3. Humberto disse:

    Vou assistir o Benjamin Button hoje e O Leitor amanhã. Depois comento.
    Abs!

  4. Sérgio G. Alves disse:

    Não gostei de saber que nunca mais lerei algo do tipo ‘Todo mundo já falou e criticou, inclusive eu, que ainda não tinha visto.’ por aqui.

  5. cinebuteco disse:

    pois é… foi pensando no que você disse que achei prudente começar o post deste jeito, hehehehe.🙂

  6. leo seabra disse:

    esse filme…tem um pouco de mim…da medo de ver..hehe

  7. […] CINEMANIA Fabio Reis O CARA DA LOCADORA Felipe Rocha INDUBITAVELMENTE Fernando Império CINEBUTECO Gustavo Bezerra FINA IRONIA Jeff Ribeiro RECEIO DE REMORSO João Paulo Rodrigues CINE JP […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: