Vale a pena ver de novo

Alguns filmes são como vinho: ficam melhores com o tempo. São casos em que assistimos uma, duas, três, cinquenta e sete vezes. Não importa! Bateu a vontade de ver, ele tem de estar na estante à sua disposição. E não importa se vai assistir apenas uma cena ou os dez primeiros minutos. Filmes que amamos e que temos em casa são pra isso mesmo: estão ali para ser rodados a qualquer momento e em qualquer ocasião.

Foi assim com Matrix (o primeiro da trilogia) em que eu tive que fazer uma análise do filme durante 6 fucking meses para um trabalho de faculdade. De tanto assistir decorei falas e até acabei gostando. Mas tem alguns que repito por prazer: Laranja Mecânica, O Iluminado, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, a trilogia de O Senhor dos Anéis, O Diário de Bridget Jones, entre outros que agora eu não me lembro.

Por mais que a gente sabe o que vai acontecer, cria expectativas para a cena, ri ou chora tudo de novo e o que é mais legal de assistir outra vez um mesmo filme é que você capta detalhes que não pegou na primeira vez, seja da atuação do personagem, da fala ou do cenário. E é verdade, nem sempre a gente entende perfeitamente na primeira vez. Você pode acabar um filme pela segunda, terceira vez com outras interpretações (vai por mim, eu sei o que é ficar seis meses assistindo um filme =/)

Ontem, foi a vez de ver de novo Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Que coisa boa! Adoro esse filme. Desde a atuação de Kate Winslet e Jim Carrey, a direção de Michel Gondry e as pirações (no bom sentido) de Charlie Kaufman num roteiro super bem construído. Sempre que me pedem para sugerir algo para assistir, coloco BEUMSL na lista dos top três. Vale a pena ver de novo e se você não assistiu recomendo porque acho que todo mundo já desejou (não- desejando) apagar alguém da memória.

9 respostas para Vale a pena ver de novo

  1. Gustavo H.R. disse:

    Nada como uma boa revisão. Filmes que vimos há algum tempo podem desabrochar ou despencar com ela.
    Quanto a BRILHO ETERNO, vi pela primeira vez este ano e é supimpa de verdade.

  2. O Fabuloso Destino é o meu filme do coração, eu adoooro muito! O Senhor dos Aneis também, só me resta ver mais uma vez Brilho Eterno, faz tanto tempo que não vejo que nem me lembro!

  3. Vinícius P. disse:

    Alguns filmes não funcionam numa revisão, mas outros melhoram que é uma maravilha! Semana passada mesmo vi “Os Incríveis” e goste MUITO mais do que quando vi nos cinemas anos atrás…

  4. R. Paschoal disse:

    Vou esperar uns cinco anos para rever toda a trilogia de Matrix. Gosto de deixar a mente se livrar de todos os resquícios para poder elaborar uma nova crítica.

  5. Humberto disse:

    Eu sou suspeito pra falar de BEUMSL e de O Fabuloso Destino de Amelié Poulain. Nessa sua ideia de filmes que revimos mil vezes, além desses dois, posso incluir Corra, Lola, Corra; Closer; Muito além do jardim; Beleza Americana; Clube da luta e Má educação (com certeza tem mais, mas não lembro agora).

    Tem uns bem sessão da tarde que eu também adoro: Curtindo a vida adoidado, Notting Hill, A razão do meu afeto, Meu primeiro amor…😛

  6. Humberto disse:

    Putz, esqueci de falar de Pequena Miss Sunshine. Pelo menos pra mim e no memento que assisti significou tanta coisa que eu assisti cinco vezes (em duas semanas!). E sempre assisto de novo de vez em quando.

  7. cinebuteco disse:

    Boa Humberto! Você lembrou de outras pérolas do cinema que a gente sempre assiste mais uma vez…hehe

  8. The Dude disse:

    me identifico muito com esse filme.

  9. cinebuteco disse:

    Olá,
    Pelo jeito não sou o único que gosto do filme. Depois que postei BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS várias pessoas vieram me dizer que se identificam com o filme. De fato, não tem como não gostar dessa história! É claro que Jim Carey e Kate Winslet ajudam bastante, né? rs…

Deixe uma resposta

