Caso AVATAR: A importância da internet para o cinema

avatar_movie
Não é o 3-D que vai salvar o cinema, e sim a internet. A movimentação global de ontem em torno da divulgação do trailer de ‘Avatar’ evidenciou a importância vital que a internet tem para o cinema. Quem estava on-line na hora que saiu o vídeo, percebeu que em questão de minutos, a informação se espalhou em progressão geométrica e como num passe de mágica as pessoas já comentavam, elogiavam, criticavam sobre a história tão aguardada pelos cinéfilos, nerds e geeks e guardada por James Cameron.

Vou relatar a minha experiência. Estava no Twitter e de repente o @galvaorocha manda o link de um site italiano sobre o filme. Não acreditei! Fui conferir e retuitei o link que ele havia mandado e, ao mesmo tempo, em que carregava o vídeo, passei via Skype pra todo mundo que trabalha comigo. Aí, o @naughtyfinger informou que o ‘Avatar Day’ seria supostamente hoje e não ontem. Pedi que ele clicasse no link que eu tinha enviado porque ali supostamente estava o tão aguardado trailer. Em seguida, @vinniciusp manda um outro link. Desta vez, do site MSN francês também do trailer. Pronto! Em questão de três, cinco minutos várias blogs que eu sigo no Twitter anunciavam o vídeo e pessoas retuitavam num ritmo alucinante. Não demorou mais que trinta minutos e a palavra Avatar já estava no trending topics do Twitter.

Depois de ver o trailer, fiquei meio sem saber se eu tinha gostado do que tinha assistido ou não. É evidente que é incrível! Conforme disse @ciceromelo: “conhecendo o Jim Cameron isso deve ser só a Ponta do Iceberg!!!” e concordo! O filme deve ser muito mais que o trailer. O enorme buzz em torno do vídeo gerou grande expectativa em muita gente, por isso uma leve ponta de frustração. Todo mundo esperava pelo vídeo, algo que não me recordo de ter acontecido antes em mesma escala.

James Cameron tem a faca e o queijo na mão para fazer história. Se conseguir corresponder a expectativa que em parte ele mesmo está criando, ponto pra ele. Transformar o roteiro de Avatar que é dele mesmo em filme, é um sonho antigo que não foi concebido antes, simplesmente por não haver tecnologia suficiente para dar conta de tantas fantasias incluída no texto. Ele está no projeto desde quando terminou Titanic, ou seja, o filme deve ser engenhoso e perfeiccionista ao extremo. Contudo, nada disso teria tanto valor e peso se não fosse bem articulado, criado toda essa aura em torno do filme e sim; a internet teve e está tendo um papel crucial nesse processo.

4 respostas para Caso AVATAR: A importância da internet para o cinema

  1. Gustavo H.R. disse:

    BUTECO, tem selo para ti lá no blog! Parabéns!😀

  2. O filme conseguiu sem dó nem piedade causar expectativas.

  3. Vinícius P. disse:

    Foi incrível mesmo como a internet desempenhou papel fundamental para a divulgação de “Avatar”, ontem não se falou de outra coisa – seja nos blogs, seja no próprio twitter.

    PS: Valeu por me citar, me sinto honrado ao lado desses sites😀

  4. Dewonny disse:

    Espero q seja bom esse Avatar, James Cameron tá precisando dá uma guinada na carreira, seus grandes filmes já são coisas do passado, ele tá precisando de um grande filme atual!
    Abs! Diego!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: