Ao Infinito e Além

Cicero Melo


ciceromelo@gmail.com

 

Plano de Voo

Domingo, 30 de Agosto de 2009, 21h50 e estou nesse momento sobrevoando a cidade de São Paulo rumo a Belo Horizonte, e aproveitando que estou a uns 35 mil pés de altura, resolvi escrever sobre um gênero de filmes, que, mesmo um pouco sumido, sempre fez muito sucesso: Os filmes de “Avião”.

Acho que eu poderia classificar melhor não como gênero, e sim como categoria, uma vez que existem filmes de Avião em todos os gêneros.

Soul PlaneCon AirTurbulencia

Das Comédias: os inesquecíveis ‘Apertem os cintos o piloto sumiu’, ‘Top Gang’, ‘Soul Plane – Um vôo muito louco’, ‘Duas Vidas’ aos Suspenses: ‘Vôo United 93’, ‘Premonição’, ‘Plano de Vôo’, ‘Vôo Noturno’, ‘Snakes in a Plane’… Passando ainda pelos filmes de Ação: ‘Com Air’, ‘Passageiro 57’, ‘Força Aerea 1’, ‘Duro de Matar 2’, ‘Turbulência’. Os dramas, embora agora eu só me lembre do clássico ‘Vivos’, o Sci-Fi: ‘Stealth’, ‘Fenda no Tempo’ e sem contar (e desses vou fazer o favor de não lembrar, pelo menos enquanto eu ainda estou voando) Filmes Catástrofes… ‘Aeroporto’, ‘Concorde’…

Top Gang

Vou aproveitar pra falar de três filmes desse gênero, digo, categoria que eu recomendo fortemente:

Voo United 93 – Paul Greengrass – 2006
United 93

Filme Super Atual e realista sobre o 11 de setembro que conta a história do que aconteceu com um dos voos que foram sequestrados pelos terroristas e que não atingiu seu alvo, devido a uma rebelião de seus passageiros. Infelizmente (e isso não é nenhum spoiller, afinal, onde você estava em 2001?) caiu, mas, devido a bravura de seus passageiros, causou um efeito muito menor do que se tivesse atingido seu alvo original. O filme é um dos thrillers mais tensos que eu já vi até hoje! Você literalmente não pisca, e sofre e torce por seus passageiros/protagonistas até o ultimo minuto. Uma direção espetacular e uma edição igualmente brilhante, ambas indicadas ao Oscar.

Vivos – Frank Marshal – 1993vivos

O filme de “canibalismo” mais famoso desde Silencio dos Inocentes e outra história Real (acho que isso é um pleonasmo, se é história tem que ser real, certo?). Conta sobre o desastre do vôo nas montanhas geladas dos Andes, onde os sobreviventes, para não morrerem recorrem as últimas conseqüências enquanto esperam por socorro! Lembro que tive pesadelos e adquiri certo medo dos “Andes”, coisa de criança, mas para se ter uma idéia de como os bons filmes ficam marcantes em nossa memória. Merece ser visto por quem ainda não viu, de preferência depois do jantar!

E por último mas não menos importante:

“Apertem os cintos que o piloto Sumiu” – David Zucker , Jerry Zucker , Jim Abrahams – 1980

Apertem os cintos

Até aquele momento eu jamais tinha visto uma comédia que fosse tão engraçada, e ao mesmo tempo tão deliciosa… Criada pela turma que nos anos seguintes se tornariam os reis das comédias pastelões, o filme é engraçado até para os dias de hoje… Quem não se lembra das clássicas gags como o piloto automático infável, ou a fila de pessoas para espancar alguém que estivesse entrando em pânico (sempre com um padre ou uma freira), além de ser o filme que consolidou a imagem do grande Leslie Nielsen como marca registra desse tipo de filmes. Clássico da sessão da tarde e inúmeras vezes assistido, esse eu recomendo ter em suas coleções!

Apertem os cintos o Piloto Sumiu!

Bom, o vôo está quase acabando e só para encerrar, ainda vale a pena mencionar os filmes que não são propriamente filmes de Avião, mas tem neles um ponto importante de sua trama. Quem não viu Terminal? Mais uma incrível performance de Tom Hanks, num filme irregular de Steven Spielberg, mas que traduziu uma situação em que as vezes muitos de nós nos encontramos, vivendo em um aeroporto!

Outro que eu gosto muito é o último remake de Love Affair, com Warren Beaty e Annete Banning onde um vôo coloca o casal de protagonista em um dos romances mais bonitos das telas, com o famoso final no topo do Empire States!

[Atualizado em terra] Na hora da aterrissagem o avião que eu estava teve um problema e teve que arremeter após um forte impacto no solo. Foi um pânico generalizado ate que o avião conseguisse aterrissar novamente. Ufa! Cheguei a pensar que ninguém jamais leria esse texto!

Up, up and Away!!

9 respostas para Ao Infinito e Além

  1. Andrea Santana disse:

    Cícero.

    Que satisfação em vê-lo fazendo ralmente o que lhe dá prazer e obviamente(dindin).

    Parabéns e sucesso.

    Não se esqueça nunca de seus amigos, tá

    13 91729744

    Um grande beijo

  2. Cicero Melo disse:

    Muito Obrigado Andrea! Visite mais vezes!😉

  3. Jerusa disse:

    Faço minha as re-inteiradas palavras de Liesle Nielsen em ‘Aperte o Cinto’:
    “Quero desejar uma boa sorte, estamos contando com vcs!” kkkkkkkkkkkkk

    Grande beijo!

    PS.: Blog no Favoritos!

  4. Cicero Melo disse:

    Brigado Je!!!! Visite sempre!!! Seus comentários são sempre ótimos!

  5. Vinícius P. disse:

    Gostei muito do texto, até pelas circunstâncias nas quais foi realizado, rsrsrsrs. Dos filmes, gosto muito de “United 93” (pelo lado dramático) e “Apertem os cintos que o piloto Sumiu” entre as comédias.

  6. Cicero Melo disse:

    É Vinicius… parece brincadeira, mas eu me assustei bastante!!! obrigado pelo comentário!

  7. Ronny Bensi disse:

    E aeee Cara, td blz, adorei o que você escreveu.. mas espero não pensar nisso quando estiver viajando, imagina todo filme de avião eles falam que vai cair.kkk..
    Parabens pelo artigo e quero ver os proximos.. abraços e sucesso

  8. Cicero Melo disse:

    Valeu Ronny!
    Continue visitando sempre! Um abraço

  9. Fernando Faria disse:

    E ai Cicero, acabei de ler suas colunas… esse episódio do avião de BH dava um filme por si só, hein? Seu gosto eclético vai inspirar muita gente a conhecer coisas novas, sucesso pra sua coluna!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: