Neil Gaiman, O Senhor dos Sonhos

Cicero Melo

NeilGaiman

Você já assistiu Stardust? Beowulf? Coraline? Mirrormask? Sabe o que esses filmes tem em comum? Foram escritos ou baseados na obra do Incrível Neil Gaiman.

Agora se você é fan de HQ ou literatura mesmo, também deve ter ouvido falar de outras obras, como por exemplo, Sandman, que é até hoje sua criação mais aclamada!

 endless_nights

Sandman é, como uma vez li em uma de suas próprias HQs, um sonho dentro de um sonho. É focado principalmente nas aventuras de Morpheus, o Senhor dos Sonhos. Habitando o universo onírico, ele consegue controlar o nosso destino através de nossos sonhos, junto com seus irmãos, os Perpétuos: Destino, Delírium, os gêmeos Desespero e Desejo e, a preferida entre nove de 10 leitores, a intrigante Morte!

endless05

No Brasil foi publicada de 89 a 98, e conseguiu a façanha de quebrar o preconceito de que HQs podem ser lidas por adultos que não se interessam por super heróis. Além de serem recheadas de muita ficção, suspense, drama, romance, comédia… Conseguiu captar o imaginário dos leitores com milhares de referencias Cult / Pop possíveis e imagináveis até então para uma HQ… Ainda lembro-me de como Lúcifer se parecia com o David Bowie… A Morte, saída de um videoclipe do The Cure, sem contar as citações literárias em praticamente todas as edições. O Visual Gótico servia de referencia até aos desenhos de Tim Burton, outro grande ícone do estilo. Mas a grande diferença é que, não só o visual, mas o conteúdo das tramas nos fazia viajar!

morte1

Foi a primeira HQ a figurar na lista do New York Times na categoria de livros mais vendidos! Tem noção do que é esse feito para um “gibi”? Claro que temos que também reconhecer o belíssimo trabalho de seu companheiro e ilustrador Dave McKean.

101059

Trabalhando nas capas com bases fotográficas, seus trabalhos são dignos de figurar em galerias de Arte, e fazem o contraponto perfeito a narrativa e ao estilo de Gaiman. Fica a dica para quem nunca leu: “A Casa de Bonecas“, “Fábula e reflexões” e “Noites se Fim“.

mirrormask 

No cinema, dentre os filmes citados a cima, destaco “Mirrormask”, no Brasil “Máscara da ilusão“. Filme que saiu diretamente em DVD por aqui, mas que, principalmente para quem não conhece, é uma maneira única e maravilhosa de entender o estilo mágico e misterioso de Neil Gaiman. O filme conta a historia de Helena (ótima Stephanie Leonidas) que vive no Circo, mas sonha em sair desse universo e viver no “mundo real”. Um dia sua mãe fica muito doente e na véspera de sua operação Helena sonha que está em mundo mágico comandado por duas rainhas, sendo que uma delas também se encontra muito doente, ela então parte em uma jornada para encontrar a Mirrormask para salvá-la. Sonho, realidade, espelhos… Com o tempo a garota começa a se questionar se aquilo é realmente um sonho! Impressionante!

 coraline1

Você pode encontrar muitos paralelos entre Mirrormask e Coraline. Outra obra-prima em computação gráfica. O filme narra à história de Coraline, que, depois de encontrar uma porta secreta em sua nova casa, conhece um mundo alternativo ao seu do outro lado. Onde seus pais são extremamente mais atenciosos e tudo parece bem mais colorido e mágico. A única diferença é que no lugar de olhos eles possuem botões em seus rostos. Bizarro, não é? Mas ao mesmo tempo é intrigante e, conforme o desenrolar da trama, espetacular! Sem contar a trilha, que fica na cabeça muito tempo depois do filme… Animação que eu não considero para crianças, embora a lição que passa sobre valorizar os nossos pais pode vir muito a calhar aos pequeninos!

 draft_lens1965775module9342411photo_1209579784stardust_poster

O último que vale a pena uma olhada é a Fantasia Stardust! Elenco Hollywoodiano em um filme que lembra as maravilhosas sessões da tarde dos anos 80, no estilo de “A Lenda” e “Willow”. Numa produção caprichadíssima, vemos Michelle Pfeiffer como uma bruxa que persegue a bela Claire Danes (a estrela cadente do título) para comer seu coração e ter com isso juventude eterna. Muita aventura, comédia e romance. Vale chamar a família inteira. Atenção ao papel de Robert Deniro, quebrando um de seus maiores estereótipos!

*** 

Dave McKean Beja

E o que o futuro reserva para as criações do Mestre dos Sonhos? Correm boatos há anos que ele estaria produzindo e que provavelmente assumiria a direção do filme de Sandman.

Esperaremos pacientemente e enquanto isso sonharemos com uma produção com potencial de série a lá Senhor dos Anéis no reino de Morpheus! 

10 respostas para Neil Gaiman, O Senhor dos Sonhos

  1. Dewonny disse:

    Interessante, ficamos no aguardo então de um novo trabalho dele!
    Vi todos filmes citados com ? no ínicio do texto, só ñ gostei muito de Beowulf!
    Abs! Diego!

  2. cinebuteco disse:

    Putz, verdadeira aula de Neil Gaiman, hein!!! Confesso que não conheço nada sobre o autor, quer dizer, não conhecia, né? Excelente…

  3. Dewonny disse:

    Com certeza, tbm ñ conhecia nada dele!

  4. Oba! Valeu Cícero! Engraçado você fazer um post sobre Neil Gaiman. Eu assisti Stardust (pela milésima vez) no sábado, curando a ressaca. Principalmente quando DeNiro faz um papel que realmente foge de seus padrões. Dos filmes citados, só não conheço Mirrormask.Mas pelo pouco que sei, o cara sabe como fazer personagens inusitados, com histórias mirabolantes, que vai se costurando até alcançar uma lógica surreal! Adoro! Valeu a dica mesmo. Ótimo Post. Nunca li nenhum livro/gibi dele (my bad!) apenas assisti às adaptações. Imagino que Lucifer como um Bowie da vida seja perfeito(eu sempre tive medinho de Bowie).

    Aquele abraço!

  5. Fernando Faria disse:

    Ótimas dicas! Muitas referencias que eu nao conhecia, mas o estilo parece legal a beça… bora conferir!!

  6. cido69 disse:

    Gostei do artigo. Infelizmente não li nada de sandman ainda, mas aprecio bastante a obra de neil gaiman. Vou ver c agora que vão relançar sandman aqui no Brasil eu leia algo.

  7. Pedro Mendes disse:

    Faltou falar de Neverwhere(Lugar Nenhum) que foi o primeiro romance do Gaiman (e o muito melhor na minha opinião).

  8. Bruno Pongas disse:

    Ia ser bem legal se ele assumisse Sandman!

  9. Victor Hugo disse:

    Excelente artigo! Sou fã de carteirinha do Neil Gaiman e Sandman dispensa todos – todos – os comentários. Por favor gostaria de convidá-lo para ler os nossos artigos sobre ele (http://aosugo.wordpress.com/tag/neil-gaiman/), em especial o último artigo sobre a Morte.

    Bons sonhos!

  10. […] Agora se você é fan de HQ ou literatura mesmo, também deve ter ouvido falar de outras obras, como por exemplo, Sandman, que é até hoje sua criação mais aclamada!” [via CineButeco] […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: