Fúria de Titãs!

Cícero Melo

Deparando-Me com a capa da revista Empire de Novembro, tive uma incrível sensação de Nostalgia e ao mesmo tempo de animação ao ver estampada a foto do novo Perseu de Fúria de Titãs.

clash-of-the-titans-cover

Acho que eu tinha uns sete anos… Recordo muito da minha irmã, Cris, animadíssima me convencendo a ver com ela um filme de Fantasia Mágico baseado na Mitologia Grega. Confesso que não entendi muito a trama intrincada, mas me recordo perfeitamente do efeito daquelas imagens Grandiosas, Estátuas gigantes, Deuses, Monstros Marinhos, Cavalos Alados, Minotauros, Bruxas e a tão famosa Medusa! Tive pesadelos, mas aquilo me fascinava cada vez mais.

Clash_Of_The_Titans_Adv_Xlg

Pronto, o filme me capturou! Poucos filmes da minha infância tiveram esse efeito. Todas as vezes que passava na sessão da tarde eu via novamente e em cada reprise descobria um novo detalhe, ou entendia um pouco mais o enredo.

clash_of_the_titans_movie_image

O filma narra as aventuras de Perseu, filho de Zeus que desde muito Criança é perseguido em função de sua filiação. Já em idade adulta conhece a princesa Andrômeda e seu drama, condenada por não poder-se casar com Calibos, filho da Deusa Tetis, que foi amaldiçoado por Zeus, só poderá se casar se seu pretendente responder um enigma. Claro que Perseu, com a ajuda de seu Pai, todo Poderoso, do Cavalo Alado Pegasus e do capacete da invisibilidade descobre o enigma e ganha a mão da bela princesa.
Mas o filme não acaba aí… No dia do casamento, a Deusa Tetis num acesso de ciúmes e ódio promete destruir a cidade de Joppa caso a vida de Andrômeda não seja oferecida ao monstro do mar Kraken! Ufa… Complexo? Isso é só o começo… Um mundo de referencias e aventuras vai acompanhar Perseu em sua jornada para salvar sua amada do monstro! E como eu torcia… A cena clássica da Medusa era assustadora pra mim na época!

013399_31

O filme, de 1981, foi dirigido por Desmond Davis. Foi filmado na Inglaterra, no famoso estúdio do 007 – James Bond, o Pinewood. Em seu elenco, Laurence Olivier, Harry Hamlin, Judi Bowker, Burgess Meredith, Maggie Smith e Ursula Andress…

Uma informação muito importante é que o filme teve seus incríveis efeitos especiais a cargo do Mestre de Stop-motion Ray Harryhausen, que, entre outros trabalhos, foi responsável pelos efeitos dos filmes de Simbad  e Jason e os Argonautas, clássicos da sessão da tarde!

O Remake

clashofthetitans_02

Bom, e o que esperar do Remake? Sabemos que será dirigido por Louis Leterrier, até aí não sei se me entristeço ou me alegro… Na verdade eu espero estar enganado… Mas não seria ótimo que esse remake estivesse sendo filmado por um cineasta como Peter Jackson, Guilhermo Del Toro ou Alfonso Cuarón… Até mesmo alguém como Ang Lee, que sabe equilibrar grandes dramas com efeitos especiais. Pelo menos o elenco é bom: Liam Neeson (Zeus), Sam Worthington (Perseus), Gemma Arterton (Io), Mads Mikkelsen (Draco), Ralph Fiennes (Hades), Danny Huston (Poseidon), Alexa Davalos (Andrômeda)

gemma_anderton_clash_of_the_titans

***

Outra pergunta que fica no ar é: as crianças de hoje ao verem esse filme, sentirão o mesmo medo da Medusa de Computação gráfica, como eu sentia da Medusa verdadeira abaixo?

Medusa

É esperar pra ver… Enquanto isso que tal ver novamente o original… A linda cena do Pegasus cruzando o céu em direção ao mar com Perseu indo salvar a bela Andrômeda…
Isso é fantasia de primeira!

E que Zeus nos proteja de um novo “Tróia”

11 respostas para Fúria de Titãs!

  1. […] Fúria de Titãs! « CINEBUTECO cinebuteco.wordpress.com/2009/10/02/furia-de-titas – view page – cached Deparando-Me com a capa da revista Empire de Novembro, tive uma incrível sensação de Nostalgia e ao mesmo tempo de animação ao ver estampada a foto do novo Perseu de Fúria de Titãs. — From the page […]

  2. cinebuteco disse:

    Eu me lembro desse filme quando criança na sessão da tarde… quer dizer, do filme eu não lembro nada, mas da Medusa… dava muito medo mesmo! Outros tempos, caro Watson… perigoso as crianças de hoje acharem a Medusa até simpática, hehehe

  3. Eu postei sobre ele (o original) n’O Cara da Locadora, tenho o DVD… Pois bem, acho o filme nostálgico e muito divertido (por mais que tenha referências miológicas completamente falhas) e espero um pouco do novo, mas acho que não vai superar…

    Abraços…

  4. Cissa Paranaguá disse:

    Hahahaha! E viva a sessão da tarde! Eu lembro de poucos pedaços do filme também. Mas me recordo plenamente da Medusa. Eu sempre fui uma criança medrosa com mitologias e seres do mal em geral. Me deu vontade de rever o filme para ver a sensãção que me passaria hoje! Cicero, mandou bem no post querido! Suas informações são sempre uteis para nos apaixonados pela sétima arte! Gosto do paralello que você faz entre o passado (nostálgico!) e o futuro (o remake). Tomara que não seja MESMO um Tróia da vida. O elenco do remake é bom mesmo. Liam Neeson e Ralph Fiennes no mesmo filme… Gosto deles! Eu confundia os dois quando mais nova… Hahahahahaha. Vai entender.

    Aquele abraço de sexta-feira!

  5. Cissa Paranaguá disse:

    Ah, O Cara da Locadora, nunca um remake conseguiu superar uma obra, na minha opinião… são épocas diferentes, sensações diferentes… cada uma há de ter seu charme! E o único que tem que ter medo de fracassar é o remake hahahahahah!

  6. Dewonny disse:

    Acho q vi o original, ñ lembro, espero q o remake seja bom!

  7. Gustavo H.R. disse:

    Não dava nada por esse remake, mas novas fotos indicam que algo potencialmente muito legal pode estar por vir.

  8. Humberto disse:

    Eu sou suspeitíssimo pra falar desse filme. Simplesmente adoro. De todo modo, por precaução, vou esperar vocês assistirem ao remake primeiro, se acharem que cagou o original eu nem vejo.

    Abs!

    Sobre “Fúria de Titãs” no meu blog:
    http://ohumbertoexplica.blogspot.com/2009/06/meu-filho-perseu.html

  9. regis disse:

    parece minha sogra!

  10. […] Tem especial de Fúrias de Titãs, aqui. […]

  11. […] no CineButeco sobre o filme no ano passado. Quem quiser mais detalhes da história, é só clicar aqui. Para a divulgação do filme no Brasil, a Warner Bros. lançou o site Marca da Medusa. Lá você […]

Deixe uma resposta

