Guerra Ao Terror


Depois de três tentativas, enfim assisti à Guerra Ao Terror até o final. Eu estava com problemas de legendas e não conseguia avançar porque não entendia o inglês da cena aos 45 minutos. Resolvido o problema, pude constatar também aquilo que a maioria diz: é um filmaço!

Guerra Ao Terror mostra a complicada ocupação de soldados norte-americanos em solo iraquiano. O deserto, o calor, a cultura e a língua diferentes parecem ser o maior obstáculo de inúmeros homens que vão à guerra contra o despersonificado terror.

O interessante é a conexão que pude fazer entre Nascidos Para Matar, de Stanley Kubrick com o Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow. Ambos mostram os soldados americanos em campo de batalha: o primeiro no Vietnã e com armas menos sofisticadas que o segundo, este, já no século XXI e no Oriente Médio. De qualquer forma, o medo e a apreensão pela morte iminente continuam a mesma. Isto fica mais evidente quando olhares amendrotados, respiração ofegante e gritos são expostos e captados pelas lentes dos dois diretores.

Guerra Ao Terror é filme forte, típico produto que a academia adora premiar. Se passa despercebida a participação de Ralph Fiennes e de Evangeline Lilly (Kate, de Lost), por outro lado, destaca-se a diretora Kathryn Bigelow que consegue amadurecer cenas longas com diálogos e dosagens certas de tensão a cada minuto que passa.

Nota: 9,5/10.

4 respostas para Guerra Ao Terror

  1. Também achei o mesmo muito bom, até o momento o melhor filme sobre a Guerra no Iraque, mas uma coisa não me sai da cabeça ao contrario do que você acha Fernando – não me parece o tipo de filmes que a academia gosta de premiar, ou ao menos indicar – porém …

  2. Luis Galvão disse:

    Para mim, acho que nasceu finalmente o grande filme sobre esse conflito no Oriente Médio. Eu o achei genial e sua comparação entre ‘nascidos para matar’ só comprova que ‘guerra ao terror’ é definitivo em muitos aspectos.

  3. Não sou muito fã de filmes sobre guerras que não nas estrelas, mas eu vou conferir esse “avi” depois que acabar de assistir os dvds que andei comprando compulsivamente nos últimos dias de férias… rs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: