The Cove

Seguindo a linha “ordem do dia”, isto é, discussão sobre temas atuais, The Cove denuncia a matança predatória de golfinhos na cidade de Taiji, no Japão. Cenas fortes como a de um braço do mar num tom avermelhado sugere como é a crueldade praticada contra aqueles indefesos mamíferos.

O documentário dirigido por Louie Psihoyos mostra toda a truculência dos pescadores da região que censuram veementemente toda e qualquer filmagem ou fotografia do local. Além disso é muito eficiente ao mostrar como o mercado de compra e venda de golfinhos seja para amestrar seja para a comercialização de carne movimenta bilhões de dólares.

O documentário foi eleito o melhor pela audiência no Festival de Sundance 2009 e desde então vem arrebatando vários prêmios mundo afora. Indicado ao Oscar, é um dos favoritos.

Nota: 8,0/10.

6 respostas para The Cove

  1. Gustavo H.R. disse:

    Uiuiui, só a foto estampada já me dá mal-estar. Se eu tivesse estômago mais forte, veria. Fiquei chocadíssimo depois de ver um vídeo horrível na net sobre o tema.

  2. cinebuteco disse:

    Gustavo,

    São poucas as cenas fortes, mas realmente impressionam…

  3. Luis Galvão disse:

    Eu gostei bastante, acho que foi um doc. que inovou em dar uma agilidade maior que o normal e fugir daquelas cenas de entrevistas clichês. Acho aquele final impactante e perturbador.

  4. Vinícius P. disse:

    O que achei mais interessante no longa foi sua estrutura pouco convencional para filmes do gênero, sendo mais eficiente que muitos filmes de ficção.

  5. Frederico disse:

    O mais interessante do filme na minha opiniao, eh, o proprio amestrador de golfinhos, o cara que gravou Flipper, que popularizou os golfinhos, que arrependido com a matanca…. se dispos a denunciar tudo que sabe a respeito deste crime, ele que jah comprou golfinhos no mesmo abatedouro no Japao, soh para fazer o filme, hoje arrependido chora e tenta fazer algo pelos golfinhos..
    Obs.: vale a pena assistir
    Frederico

  6. cinebuteco disse:

    Frederico,
    Acho que o fato de trazer o cara que foi amestrador de Golfinhos foi fundamental para a credibilidade do filme. Tô na torcida por este documentário, embora pouca coisa deva mudar, infelizmente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: