Butecando o Oscar: Melhor Curta

No post anterior da série “Butecando o Oscar” falávamos sobre os documentários. Se você ainda não viu o post, vale a pena dá uma passada de olho para conferir os indicados. É um melhor que o outro! Hoje, falaremos sobre os de curta-metragem:

China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province. Curta produzido e exibido pela HBO e relata o drama vivido na província de Sichuan, na China, depois que um terremoto matou cerca de 70 mil pessoas. O vídeo procura enfocar o lado das crianças soterradas nas escolas e creches e mostra também o “dia depois” da tragédia, revelando governantes incompetentes, corruptos e de falsas promessas. O trailer, aqui.

The Last Campaign of Governor Booth Gardner. Booth Gardner nasceu em 21 de agosto de 1936 e é herdeiro de uma fortuna da milionária empresa Weyerhaeuser. Democrata, Gardner entrou para a política e tornou-se o 19º governador do estado de Washington – entre 1985 e 1993. Notabilizou-se por seus esforços nas áreas de educação e proteção ambiental. Após se aposentar, Gardner foi diagnosticado com Mal de Parkinson. Em 2006, anunciou publicamente ser a favor do suicídio assistido. Em 2008 comandou uma campanha para que seu desejo virasse lei. Gardner busca de todas as formas garantir e permitir medicamentos letais às pessoas em estado teminal e cujo sofrimento é insuportável (texto do epipoca). Sem trailer.

The Last Truck: Closing of a GM. Mais um vídeo produzido pela HBO, desta vez o documentário capta o encerramento da fábrica da GM em Dayton, Ohio. O bacana do vídeo é o reflexo do fechamento para os habitantes locais, desde os funcionários até para a cadeia de fornecedores. Enfim drama dos bons e o melhor: da vida real. O trailer, aqui.

Music by Prudence. Oscar 2010 terá superação como tema? Precious, Invictus, Um Sonho É Possível e também Music by Prudence! Neste documentário, uma cantora de 20 anos do Zimbábue e mais sete irmãos se destacam numa banda por um motivo: todos tem deficiência física. O vídeo mostra toda a dificuldade e a persistência de fazer aquilo que se ama. Sem trailer.

Rabbit à la Berlin. Durante as décadas antes da queda do Muro de Berlim, uma enorme colônia de coelhos selvagens fixou residência em sua sombra. O enredo lhe parece fraco? Pois aqui é o olhar que vai fazer toda a diferença. Uma metáfora quase lírica sobre a história recente da humanidade. O trailer, aqui.

Quem deve ganhar: Music by Prudence | Torcida CineButeco: Rabbit à la Berlin | Na briga Rabbit à la Berlin | Zebra: The Last Truck: Closing of a GM.

4 respostas para Butecando o Oscar: Melhor Curta

  1. Vinícius P. disse:

    Queria ver algum dos curtas antes de opinar, mas como sempre não devo conseguir ver nenhum antes do Oscar – ao menos lá fora eles são exibidos em alguns cinemas nessa época, algo que certamente não ocorrerá por aqui.

  2. Jack Lewis disse:

    Fernando, como vai?
    Pô, não acompanho essa categoria.

  3. Luis Galvão disse:

    Também sou franco de aposta aqui. Mas acho que todos trazem um fundo social bastante legal e que não foi desprezado. Gostei da história do ‘The Last Truck’, gosto de dramas econômicos.

  4. cinebuteco disse:

    Luis, Vinnicius,
    Tb sou fraco de aposta nesta categoria, e de fato, falta um estímulo para maior divulgação desses documentários no Brasil. Parecem ser tão bons, mas infelizmente temos pouco acesso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: