Butecando o Oscar: Melhor Filme de Língua Estrangeira

Se tem uma categoria que gosta de surpreender, esta é a de melhor filme estrangeiro. Ano passado, Departures acabou se tornando a maior zebra da noite ao vencer de Valsa com Bashir, favoritíssimo. Este ano, mais uma vez pode vir surpresa por aí. Veja os indicados:

Ajami. O longa de Israel, dos diretores Scandar Copti e Yaron Shani mostra o dia a dia de uma região árabe palestina chamada Jaffa, onde retrata sem maquiagens e cortes, a difícil realidade de conflitos e violência. Vale lembrar que este é o primeiro trabalho da dupla que utilizou de atores amadores para realizar as filmagens.

A Teta Assustada. Vencedor do Urso de Ouro de 2009, o filme peruano, dirigido por Claudia Llosa é uma bela metáfora do que é hoje o seu país, o Peru. Para isto, utiliza do corpo de uma mulher para mostrar o vazio e expressa aquilo que precisa ser preenchido, a angústia que precisa se acalmar, o pavor de encontrar algo diferente, de perder o controle.

Um profeta. Filme francês, do diretor Jacques Audiard, que levou neste domingo o César, premiação máxima do cinema francês. O drama conta a história de um imigrante que é detido e se torna um chefão do crime organizado na prisão. É um dos fortes concorrentes da categoria e deve ganhar ainda mais força depois do prêmio que levou, uma semana antes do Oscar.

O Secreto dos Seus Olhos. Filme argentino de Juan José Campanella que conta a vida de um homem que trabalha no Tribunal Penal, mas tem um grande sonho: escrever um romance sobre um assassinato que ocorreu em 1974, pelo qual ele foi o responsável a investigar. As memórias vão trazer à tona alguns acontecimentos que vão mudar a vida dele.

A Fita Branca. Filme alemão, do diretor Michael Haneke, venceu Cannes 2009 e desde lá é o grande favorito ao prêmio. Prestes a começar a primeira Guerra Mundial, um vilarejo no interior da Alemanha, presencia uma série de estranhos eventos que irá marcar pra sempre a vida dos seus moradores.

Quem deve ganhar: A Fita Branca | Torcida Cinebuteco: A Fita Branca| Na briga: O Segredo Dos Seus Olhos e Um Profeta | Zebra: Ajami.

5 respostas para Butecando o Oscar: Melhor Filme de Língua Estrangeira

  1. Vinícius P. disse:

    A seleção desse ano foi ótima, tanto que nem sei para qual filme torcer. “A Fita Branca” aparentemente tem o favoritismo, mas não me surpreenderia se “O Segredo dos Seus Olhos” fosse o vencedor.

  2. Se fosse pelo título, ganharia “A Teta Assustada”. Tive mil idéias aqui… rs rs

  3. Luis Galvão disse:

    Acho uma seleção ótima! Gosto muito de todos, mas meu preferido é ‘O Profeta’ mesmo. Uma das melhores obras do ano!

  4. Jenson J. disse:

    Fernando, como vai?
    Realmente não acredito que A Fita Branca vá levar.

  5. Acho uma ótima seleção tb. Tb acho que A fita branca deve prevalecer. Contudo, assim como vc, não descarto possíveis triunfos de Campanella ou do filme francês O profeta.
    ABS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: