Butecando o Oscar: Fotografia

Em outras palavras, fotografia é o estudo da luz. No cinema, é a direção de fotografia que se responsabiliza pela composição da imagem, tanto pelos elementos presentes na lente, quanto da intensidade da luz, variando conforme a necessidade. Os indicados em 2010 são:

Avatar. Se em algumas categorias, James Cameron juntou o que há de melhor do cinema atual, na fotografia ele apostou em alguém relativamente desconhecido: Mauro Fiore. Mas engana-se quem acha que o cara deixou a desejar. O trabalho foi surpreendente! Aliando realidade e técnicas de efeitos especiais, seu enquadramento foi preciso e grandioso, digno de Oscar.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Os fãs até podem dizer que é o pior filme da série, mas não podem se queixar da fotografia dele. É a primeira vez que o francês Bruno Delbonnel participa da marca Harry Potter e o trabalho foi compensador, tanto que acabou sendo lembrado pela Academia. Ele que fez outros bons trabalhos como Across The Universe e Paris, Te Amo.

Guerra Ao Terror. Barry Ackroyd é outra mulher que participou do projeto de Guerra Ao Terror, ao lado de Katrin Bigelow. Ela faz um retrato amplo das imagens do filme, sempre num tom mais amarelado, reforçando a aridez do deserto e a ideia da dificuldade de vencer uma guerra num lugar tão inóspito.

Bastardos Inglórios. Cenas externas, internas numa precisão incrível. Lembram da cena inicial do filme em que uma família de judeus se escondem no sótão da casa, sendo iluminados apenas pelos furos do chão? Belíssimas imagens de Robert Richardson que já tem duas estatuetas (O Aviador e JFK) e vem forte para levar a terceira.

A Fita Branca. Christian Berger é o responsável pelo belíssimo trabalho em preto e branco do filme alemão, concorrente na categoria filme de língua estrangeira. Sem o uso das cores, Berger caprichou nas imagens trazendo ao público um filme artístico, cheio de expressionismo.

Quem deve ganhar: Bastardos Inglórios | Torcida CineButeco: Bastardos Inglórios | Na disputa: Avatar | Zebra: A Fita Branca

2 respostas para Butecando o Oscar: Fotografia

  1. Humberto disse:

    Desses aí só assisti Avatar… mas vou tentar assistir A Fita Branca antes da premiação.

  2. Vinícius P. disse:

    Acho complicado “Bastardos” levar esse prêmio, até porque o Richardson já foi bem lembrado na categoria. Acho que “The Hurt Locker” ganha, mas não me surpreenderia com vitórias de “Avatar” ou “A Fita Branca” (prêmio do sindicato).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: