Livros com capas de filme

Passear nas livrarias é um dos meus programas prediletos. Há tanta coisa pra comprar, tantas tentações, que até o ser mais cuidadoso com o uso do cartão de crédito acaba perdendo a racionalidade. Como se não bastassem as prateleiras amontoadas de DVDs que aguçam o consumo, outro produto que vem se tornando cada vez mais presente são os livros com capas de filmes.

As editoras estão espertas e andam acompanhando as estreias dos cinemas. É nesta ocasião que disponibilizam na parte mais visível das lojas aqueles objetos de desejo para cinéfilos.  São obras que inspiraram filmes e agora em que estão em exibição nos cinemas ou à disposição nas locadoras, ganham uma oportunidade a mais para serem lidas.

Lembro que um dos primeiros livros que começaram a levar personagens do filme para a capa foi O Leitor. É claro que chama muito mais atenção ter uma Kate Winslet estampada do que só o letreiro. Depois disso veio Foi Apenas Um Sonho, Bastardos Inglórios, o recém-lançado Ilha do Medo e por aí vai.

Para quem  gostou muito de um filme, acho bem legal depois ter a oportunidade de ler a obra e analisar o que era a proposta inicial e o como foi a visão transformadora do diretor. Geralmente, os livros são bem melhores, mas se você viu o filme antes, talvez a frustração seja menor.

9 respostas para Livros com capas de filme

  1. Vinícius P. disse:

    De certa forma prefiro conferir o livro antes do filme, mas às vezes fico curioso para ver a obra original na qual um filme que gostei foi baseado.

  2. André disse:

    Isso sem listar os teens, né? Crepúsculo e Percy Jackson já saem com essa capa diferenciada. Acho que só o Harry Potter se salva!

  3. Gosto bastante dessa iniciativa. Para mim, estimula ohábito da leitura e aproxima essa artes “irmãs”.
    ABS

  4. Nada mais justo. Comprei há pouco tempo o livro “Amor sem Escalas”.

  5. Luis Galvão disse:

    Eu tenho o de Bastardos aqui na minha estante, é mais um ótimo roteiro de Tarantino que merecia ser comprado. Não tenho nada contra adaptações, desde que elas sejam bem feitas.

  6. cinebuteco disse:

    Bastardos!!! E Luís, como é este roteiro?!?!?! É tão ou mais incrível que o filme?

  7. Eu tenho alguns, exatamente assim. Desde pequeno, aliás, que eu tenho a manha de comprar os livros que precedem os filmes.

    A experiência é ótima, quase nunca frustrante.

  8. Pedro Tavares disse:

    Bom, como as adaptações para o cinema praticamente impedem que você possa criar seus personagens fisicamente ao ler o livro, é melhor que venha com o poster do filme na capa mesmo.

  9. Além de uma boa jogada de marketing das editoras, estimula a leitura. Acho que deveria haver uma aproximação maior entre o autor do livro e os roteiros (tendo em vista algumas “adaptações” que tem aparecido por aí).

Deixe uma resposta

