Cannes: Poetry e Des Hommes et des dieux

Cannes exibiu hoje o filme sul-coreano Poetry, do diretor Lee Changdong. A história parece um tanto quanto abstrata, mas vamos lá: Um senhora de 60 anos vive com o neto que estuda num Liceu e além disso, cuida de um homem idoso. Um  dia, por acaso, ela assiste a aula de poesias, as quais mudam o seu olhar sobre o mundo. Ela vai em busca de beleza no seu dia-a-dia, embora nunca tivesse até então prestado atenção alguma ao que a rodeava. Mas o assassinato de uma moça leva-a a ter consciência que a vida não é tão bela como pensava.

Ontem, foi a vez do diretor-ator Xavier Beauvois mostrar o trabalho Des Hommes et des dieux, um drama baseado em fatos reais. A história volta a 1996, quando ocorreu o massacre dos monges de Tibhirine, durante a guerra civil da Argélia. O filme é rodado em Marrocos por motivos de segurança, já que toca na ferida a cerca dos culpados do incidente, o antigo general Buchwalter, que segundo ele, teria metralhado os monges por engano e depois escondido os corpos de modo a nunca mais serem encontrados. Mas foram, dois meses depois do rapto.

Enfim, dois filmes com finalidades distintas. O primeiro mais cult e o segundo mais na linha documental. A mim, ficou a impressão de filmes de festivais e menos de circuito, porém não menos interessante.

3 respostas para Cannes: Poetry e Des Hommes et des dieux

  1. Vinícius P. disse:

    Cannes está apresentando bons filmes na mostra competitiva, mas os longas exibidos em outras mostras tem chamado mais minha atenção.

  2. Humberto disse:

    Achei curiosa o primeiro filme passar da poesia para o assassinato… estava esperando outra coisa. Enfim, vou esperar sua resenha pra ver depois. Confesso que o filme dos monges me interessou mais, a princípio. ;P

  3. O senso geral em relação ao longa coreano é de que é cansativo. Quanto Des Hommes et des dieux, o que chamou d efato a atenção foi o “beijoqueiro” Lambert Wilson na premiere do festival. rsrs

    Mas são exercícios narrativos que parecem interessantes.
    ABS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: