Em Cannes: La Nostra Vitta

Pelo que tem mostrado nos cinemas, a Itália parece querer mexer na ferida. Em 2008, Gomorra escancarou uma parte do país dominado pela máfia e sua poderosa influência na política italiana.

Il Divo (indicado ao Oscar – melhor maquiagem) mostrou recentemente os casos de corrupção que envolve um famoso senador. Documentários criticam a posição do primeiro-ministro Silvio Berlusconi e por aí vai. Em Cannes 2010, mas um filme que faz uma crítica à sociedade italiana.

O diretor Daniele Luchetti volta a Cannes 22 anos depois. Ele que tinha participado do festival na mostra Un Certain Regard com Domani accadrà em 1988, tinha chamado a atenção dos críticos. Desta vez, ele compete na mostra oficial com La Nostra Vitta. O personagem principal é Claudio, um tipo peão-de-obra que vive o drama de perder sua esposa, morta.

Nesta confrontação com o luto, o personagem serve de metáfora para mostrar a história contemporânea de um país que abriga milhares de imigrantes que vão à Itália em busca de uma vida melhor.

O ator que vive Claudio é Elio Germano, um dos principais atores italianos da atualidade. Para quem duvida, ele esteve em Nine, ao lado de Penelope Cruz e Marion Cotillard.

4 respostas para Em Cannes: La Nostra Vitta

  1. Amanda Aouad disse:

    Está sendo bem legal acompanhar sua cobertura de Cannes, Fernando. Parabéns. Torço para que o cinema Italiano nos brinde com belos filmes como foi Cinema Paradiso e o mestre Fellini.

    bjs

  2. Vinícius P. disse:

    Ainda não tinha ouvido falar sobre esse filme e fiquei curioso após esse seu post. Parece ser ótimo!

  3. André C. disse:

    Com gosto muito de cinema italiano vou querer conferir este filme quando chegar por aqui, possivelmente em DVD, pois aqui em Curitiba filmes franceses, italianos e fora do circuito comercial só passam no espaço Unibanco… E em alguns casos com uma sessão por dia, as 15:00! Hehehe!

    Abraços!

  4. Mas o filme tá sendo considerado o pior da mostra competitiva junto com o japonês Outrage…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: