Cannes: Carlos e Hors la Loi

Cannes vai chegando ao fim trazendo uma mostra oficial melhor que se imaginava nos primeiros dias, mas pior do que outras mostras paralelas que estão acontecendo. Ontem, mais um trabalho francês: o biográfico Carlos, do diretor Olivier Assayas. O filme com (pasmem!) cinco horas e meia de duração foi dividido em três partes e segundo os jornalistas não tem como não compará-lo a Che de Soderbergh. Para reforçar ainda mais as semelhanças a história é sobre um revolucionário marxista.

Carlos é pintado como um homem patético, confuso sobre suas ideologias e pelos motivos que luta. É fácil de respeitar um homem que luta por uma causa, ou “lutando pelo povo oprimido”, como Carlos está propenso a dizer ao longo do filme, mas as palavras são uma coisa, as ações outras. Aí, os fins não justificam os meios, o que era para ser a luta por uma causa justa, acaba se tornando algo ilegal. O diretor relatou na coletiva de imprensa que Carlos não se trata de um filme político, mas sobre contradições de um mito contemporâneo.

Hoje, os trabalhos começaram com a exibição de Hors la Loi, filme do argelino Rachid Bouchareb acusado de anti-francês. O diretor se defendeu tratando de amenizar os ânimos dizendo que Hors la Loi serve para abrir um debate e não estampar um campo de batalha. Como sabemos, França e Argélia travaram uma das mais violentas guerras civis recente da história e seria evidente que o filme despertaria polêmicas.

2 respostas para Cannes: Carlos e Hors la Loi

  1. Luis Galvão disse:

    cinco horas e meia de um filme francês que nem é tão bom? Olivier Assayas me decepcionou agora. rsr

  2. Vinícius P. disse:

    Estou bem curioso quanto a “Carlos”, parece ser um dos mais elogiados do Festival. E parece que o filme será exibido na TV, já foi planejado dessa maneira (por isso as 5 horas).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: