Por que Mary e Max é legal?

Porque uma animação baseada em fatos reais já é um fator diferencial. Segundo, a arte é feia. Como assim? Os personagens possui uma estética, digamos, diferenciada: são mais gordinhos, possuem olheiras e os defeitos estão estampados na cara. A menina Mary, por exemplo, é apresentada logo no início por ter uma mancha parecida com a cor de coco na testa e Max é mostrado como um cara obeso, introspectivo, tímido e pouco social.

Aliás, a animação toda é meia acinzentada, amarronzada que ora remete a tristeza, ora imagens antigas. As cores, na verdade, reflete o espírito de vida de Max e Mary que possuem um elo que os ligam: a solidão.

O tema amizade volta dar as caras num tom quase literal em Mary e Max. Ela é uma garotinha australiana, ele um senhor nova-iorquino. Supostamente nunca iriam se encontrar, mas o destino acabou aproximando-os. Cansada da solidão, Mary decidi acompanhar sua mãe ao correio e pegar um endereço qualquer para mandar uma carta a Max, sem ter a menor ideia de quem era. A amizade então aproxima pessoas tão diferentes e tão próximas ao mesmo tempo.

Juntos, eles constroem uma bela forma de amizade e apoiados nessa amizade tornam-se pessoas melhores. Mary e Max é aquele projeto simples, em partes, porque todo o desenho é feito em massinha (stop-motion), mas o que eu quero dizer com simples é que tem uma tema universal, acessível a todos e que toca todo mundo.

O ano de 2010 tem reservado ótimas animações. Até agora vi dois que gostei muito: Como Treinar Seu Dragão e Mary e Max. Ao que li por aí, Shrek Para Sempre não faz jus ao elogio do começo do parágrafo, mas só vamos poder assistir em 9 de julho. Antes disso, temos o aguardado projeto do estúdios Pixar-Disney, o Toy Story 3 em 3D. A expectativa é grande, mas ao ver pelas animações assistidas, os estúdios parceiros terão vida difícil para levar o tri no Oscar.

4 respostas para Por que Mary e Max é legal?

  1. Humberto disse:

    Eu ando muito sensível, não posso ver esse filme agora não senão vou chorar litros. Deixa pra depois.😛

  2. Vinícius P. disse:

    Essa sem dúvida uma das animações mais sensíveis que já vi e possivelmente uma das mais bem construídas. Incrível a força da história e dos personagens. E o filme não poderá mais concorrer ao Oscar pois estava na shortlist para esse ano. “Como Treinar Seu Dragão” é o favorito ao meu ver, a não ser que “Toy Story 3” seja muito bom.

  3. Do jeitinho que eu gosto! Não li o post todo para evitar spoilers, nem assisti ao video. Quero esperar pela telona!

  4. cinebuteco disse:

    Rafa, já tá passando no cinema e vale sim conferir nas telonas. É muito bem feito!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: